Mais sobre o Esperanto…

Eu nunca fui muito bom em defender as minhas idéias… Se discorda de mim, fazer o quê, eu é que não vou ficar muito tempo tentando te convencer… Deve ser influência do meu pai, que não se contenta que os outros tenham opinião diferente da dele; então eu acabei preferindo ser o contrário.

Mas respeitar as opiniões dos outros não é o mesmo que aceitar qualquer tipo de desinformação. Ultimamente eu tenho ficado bom em falar do Esperanto, hehehe.

Agora até arrisco escrever mais sobre isso. Mas tem tanta coisa boa que já foi escrita, que eu ainda prefiro postar uns bons links do que escrever tudo de novo…

Entrevista no Orkut ( link quebrado… :-( )

E também esta FAQ (atualizei o link)

E mais um blog

Os dois primeiros links são bem divertidos, vale a pena ler pra tirar as dúvidas e, principalmente, pra “rever os seus conceitos”. O outro link fala da desvantagem em que os falantes não-nativos do inglês ficam quando têm que se comunicar em inglês. Isso eu pude ver quando tive que escrever artigos científicos em inglês. Por que a gente tem que se ferrar aprendendo sobre a nossa área de conhecimento E ao mesmo tempo a língua dos outros? Enquanto isso, “os outros”, podem se especializar só na sua área e ter a tranqüilidade de escrever artigos na sua própria língua! Vai dizer que não é injusto? Bom, mais detalhes nos três links acima, hehe.

Aliás, faltou explicar por que eu resolvi aprender Esperanto… Primeiro por curiosidade, somente. Depois achei legal porque é uma língua com muito mais regularidade e lógica, o que se assemelha (muito vagamente) a linguagens de programação, hehehe. Por outro lado, o Perl é exatamente o oposto: uma linguagem de programação, mas com as irregularidades de uma linguagem humana… :-p

3 pensamentos sobre “Mais sobre o Esperanto…

  1. Adorei o material que você divulgou, acabo de cumprimentar o Felipe pelo blog.
    Mas o que achei mais legal foi a comparação entre o Esperanto e linguagens de programação , exceto o Perl =) ! Estudei um pouco de computação na faculdade, e concordo com isso.

    Acabo de escrever sobre programação em esperanto. Sua opinião seria importante e bem-vinda.

    Michel
    pense-verde.blogspot.com

Deixe um comentário

