Reforma ortográfica (parte 1)

Parece que o pessoal (no caso, o Ministério da Educação, a Academia Brasileira de Letras, a Academia das Ciências de Lisboa e sei lá mais quem) gosta mesmo de reformar a ortografia do português. Acordo ortográfico em 1943. Modificado em 1971. E agora querem fazer mais um, talvez pra algo entre 2008 – 2010 (sendo que os procedimentos começaram lá por 1988 – 1990). À primeira vista, pode até parecer bem espaçado: 28 entre o primeiro e o segundo acordos, e 20 anos tramitando o atual. Mas pense bem. Se os países entrarem em acordo e esta reforma sair do papel, poderemos ter gente que convive(u) com 4 ortografias (os mais velhos), com 3 (como a minha mãe, que ainda coloca uns “chapéus” onde não tem mais, e outras vezes deixa de colocar onde tem por achar que todos os circunflexos caíram), com 2 (todos aqueles que aprenderam a ortografia atual) e finalmente as crianças que aprenderão diretamente ortografia que está por vir. Não é meio demais?

E todos os livros que estão impressos por aí na ortografia atual? Vão ficar com uma baita cara de antiquados… Já imaginaram o gasto e o trabalho? Isso que de vêz em quando eu encontro um livro “não muito nôvo” escrito assim, cheio de chapéus. Como se não bastassem o miguxês e internetês alterando a ortografia a torto e a direito, vão querer mudar a oficial?? :-(

Por mim, este acordo poderia ficar se enrolando por mais 30 anos. Aí sim, talvez seja a hora de colocá-lo em prática. Ou de fazer um melhor (assim ganhamos mais 20 anos de negociações entre os países falantes de português! \o/).

Putz, eu ia escrever muitíssimo mais falando dos detalhes, daquilo que eu li na revista Discutindo Língua Portuguesa, no site do professor Cláudio Moreno e opinando sobre outras coisas… Mas não vai dar tempo, e ficaria muito longo… Depois escrevo mais!

Anúncios

Um pensamento sobre “Reforma ortográfica (parte 1)

  1. Às vezes parece q mudanças assim, vai igualar nações q tem a lingua portuguesa em comum, mas existe mtos preconceitos e tb desigualdades sócio-politica q distancia esses paises. Qro ver se qm sabe assim, proclememos o inicio de uma democratização justa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s