“Diversão” com fuso (confuso) horário

De novo estou eu tentando descobrir qual player de música do computador altera meus arquivos sem permissão. A vez anterior eu contei aqui.

Não consegui descobrir ainda, porque o problema não ocorreu de novo enquanto eu monitorava (estou desconfiado de uma vez que usei o Amarok um tempo atrás, mas também pode ser um dos que eu uso atualmente, como Rhythmbox, iTunes, Winamp, ou o Windows Media Player).

Mas mesmo sem descobrir, aconteceu algo curioso: perdi o código fonte do programa em C++, e por isso reescrevi o programa monitorador de mudança de data de arquivos em Python (também passei a monitorar o tamanho dos arquivos). Depois acabei encontrando o executável compilado do programa em C++, e deixei os dois monitorando os arquivos de uma pasta, só para testar mesmo.

E justamente hoje acabou o horário de verão, e o computador trocou o horário automaticamente (provavelmente trocando o (con)fuso de UTC-02:00 de volta para UTC-03:00)! Nisso um dos programas ficou maluco, apitando e dando alerta como se tivesse havido mudança na data em todos os arquivos da pasta! Enquanto isso, o novo programa nem notou nada… Acho que o novo está com uma implementação melhor, né? Como não tenho mais o fonte antigo não sei exatamente por que o fim do horário de verão confundiu ele, mas é mais um indicativo de como manipulação de datas é difícil…

Deixe um comentário

