Scalando

Resolvi dar mais uma chance à linguagem Scala, já que me disseram que se eu gosto de F# eu poderia muito bem gostar de Scala também. Da última vez eu tinha deixado ela de lado porque me pareceu que tinha muitas coisas implícitas (e como o import this do Python diz, “Explicit is better than implicit”), mas talvez eu tenha julgado mal né? Além do mais, eu tentei usar Scala como  um REPL pra Java, mas isso era pedir demais (tinha que lembrar que int era Int, que <T> era [T], e mais um monte de coisas)! Pra esse caso é melhor o Groovy, e usar Scala só como Scala mesmo!

Baixei a última versão, 2.10.1 e fui testar a sintaxe e os tipos básicos no REPL, enquanto também lia algumas coisas mais avançadas (que talvez eu teste mais adiante). E nisso, brincando com coisas básicas, BAM! Crash no compilador. Não, não foi só erro de compilação, foi erro interno do compilador mesmo.

Poxa, eu só queria saber se aceitava {} na condição do while, assim como é permitido no for…

Eis o código:

while {i < 10} { i += 1 }

(Ah, sim! Scala obviamente tem aquele engasgo característico da JVM… Você dá Enter, conta de 0 a ¼ e só aí o negócio executa — deve ser isso que me dá a impressão que Java é mais lento que Python, embora na categoria “mastigação de dados” o Java na verdade seja bem mais rápido)

Deixe um comentário

